Conselhos de Segurança

 

CONSELHOS PARA USAR CAIXAS AUTOMÁTICAS COM SEGURANÇA E PROTEGER O SEU DINHEIRO

  • Seguir cuidadosamente as instrucções no ecrã da caixa automática;
  • Escolher uma caixa automática bem iluminada onde você esteja bem visível;
  • Nunca pedir ajuda a desconhecidos e não pedir a ninguém — nem mesmo os Oficiais de Segurança junto à caixa — ajuda nas transacções da caixa automática;
  • Se precisar de assistência fale com os funcionários dentro do banco;
  • Não permitir que alguém esteja demasiado perto de si ou que o distraia enquanto faz qualquer operação na caixa automática;
  • Não tenha pressa de terminar a sua transacção. Guarde o cartão e o dinheiro na carteira, mala ou bolso antes de deixar a caixa automática;
  • Não leve grandes quantias de dinheiro consigo; 
  • Nunca deixe o seu cartão desaparecer da sua vista ou controle.

 

CONSELHOS PARA TRANSACÇÕES BANCÁRIAS SEGURAS ONLINE

  • Evitar fazer transacções bancárias online em computadores públicos, como em cybercafés;
  • Nunca responder a mensagens de e-mail ou SMS que solicitam os seus dados bancários;
  • Usar apenas computadores com segurança informática adequada, tal como o seu próprio computador ou os disponíveis dentro de um banco;
  • Encerrar sempre a sessão depois de efectuadas as transacções bancárias online. Encerrar a janela do browser é insuficiente;
  • Se suspeitar que as suas informações pessoais estiveram em risco enquanto esteve online, avise o seu banco imediatamente.

 

CONSELHOS PARA SE PROTEGER CONTRA AFRAUDE DE CARTÃO

  • Assegure-se de que o seu cartão é devolvido depois de cada compra;
  • Cuidado com o “skimming” — clonagem de cartões através de mecanismos sofisticados de transferência de dados;
  • Se os seus cartões forem perdidos ou roubados informe imediatamente o banco.

 

Para activar o seu cartão e Internet Banking, ligue para os seguintes números:
+(244) 222 632 910
+(244) 929 090 060
+(244) 924 068 383

 

Em caso de perda, roubo ou extravio do Cartão, o utilizador deverá avisar de imediato o BNI através dos seguintes números de telefone (+244) 222 632 910 ou (+244) 929 090 060. Ou ainda a Visa ou Mastercard Internacional.

 

Informação de Cartão Perdidos e Roubados - 24 horas
Cartões Visa(1) 410-581 3836 EUA
Cartões Mastercard(1) 636 722 7111 EUA


CONSELHOS PARA PROTEGER AS SUAS INFORMAÇÕES PESSOAIS

  • Ter atenção ao seu passaporte, carteira, bolsa, vistos, detalhes de contas bancárias, bilhetes para jogos e reservas de hotel;
  • Guardar em segurança todo o tipo de documentos pessoais e financeiros;
  • Manter o seu PIN e palavras-passe confidenciais. Não revelar a ninguém por telefone, fax ou e-mail;
  • Não permitir o uso da sua conta por qualquer outra pessoa com fim de depositar, transferir ou retirar fundos;
  • Não aceitar transportar dinheiro para desconhecidos através de fronteiras.

 

CONSELHOS SOBRE A TROCA SEGURA DE DIVISAS

Se estiver a viajar com cheques de viagem ou cartões:

  • Informar imediatamente o banco de itens roubados ou perdidos para que possam ser cancelados;
  • Assinar cheques de viagem apenas na altura do pagamento enquanto o caixa observa;
  • Usar pontos de vendas de câmbio internacional legítimos;
  • Previna-se contra vendedores ambulantes de divisas;
  • Familiarize-se com a moeda do país estrangeiro antes de começar a viagem.

 

Banco BNI Banco de Negócios Internacional - Avenida Che-Guevara, nº 42-A - Bairro Maculusso - Município da Ingombota - Luanda – Angola